Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Dicas para melhorar a eficiência de combustível do carro

Se você quer melhorar a eficiência de combustível do carro, veja as dicas a seguir:
Imagem de  Dicas para melhorar a eficiência de combustível do carro

 

1.    Remover excesso de peso

Retire o excesso de peso do seu carro, especialmente em viagens mais longas ou quando o veículo é usado para o trabalho. Carros com muito peso tendem a utilizar mais combustível para rodar.
A conta é simples: um carro mais pesado necessita que o motor force mais para rodar e forçando mais o motor, mais combustível será utilizado.


2.    Manter os pneus bem calibrados

A manutenção dos pneus é um fator que tem influência no rendimento do carro. Um pneu pode ser responsável por até 20% do consumo de combustível devido à resistência ao rolamento.
Quando os pneus estão descalibrados ou até murchos, existe um atrito maior com a via e o consumo de combustível pode aumentar em até 3%. Parece pouco, mas ao final de um ano isso faz diferença.
Mantenha os pneus com a pressão correta e tenha o costume de calibrar os pneus (inclusive o estepe) pelo menos uma vez a cada 15 dias.


3.    Desligar o ar condicionado

A menos que esteja muito frio ou muito quente dentro do carro, deixe o ar-condicionado desligado. Usá-lo pode sobrecarregar o motor e queimar mais combustível, especialmente em baixas velocidades. O mesmo vale para pára-brisas aquecidos, desembaciadores e outros aparelhos elétricos


4.    Respeitar a troca de marchas

Muitos condutores não sabem, mas trocar a marcha de maneira errada contribui para o gasto de combustível. 
Alguns carros tem luzes ou outros sistemas que indicam ao motorista quando é a melhor hora para trocar de marcha. Mas se o seu carro não tem esse sistema, fique atento às rotações do motor e aprenda a identificar a melhor hora para trocar. Evite também esticar as marchas, pois cada carro tem uma faixa ideal de rotação, onde o torque aparece de forma mais intensa.
 

Compartilhe esse conteúdo: