Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Dicas e cuidados que você deve ter com sua moto

A moto sempre proporciona aquele espírito de aventura e adrenalina, porém você deve ter alguns cuidados para mante-la sempre em dia, veja algumas dicas abaixo:
Imagem de Dicas e cuidados que você deve ter com sua moto

 

1. Lubrifique a corrente
A corrente da moto que não é lubrificada regularmente sofre com o desgaste mais rápido. A maioria dos fabricantes de motos recomenda que os proprietários lubrifiquem a corrente a cada 500 km. Se o motociclista não faz a lubrificação da corrente, com o tempo ela fica frouxa e ressecada
Muitos motociclistas evitam fazer a lubrificação da corrente devido às marcas e manchas temporárias que o procedimento pode deixar nas rodas traseiras. Mas é bem melhor e mais barato realizar corretamente a lubrificação e lavar a moto toda semana, do que pagar mais caro depois.
Cabos de freio também precisam de lubrificação, pois se não forem lubrificados periodicamente, podem estourar devido ao desgaste e comprometer a condução do motociclista no momento exato em que estiver pilotando

2. Calibre os pneus 
A calibragem dos pneus interfere em diversos aspectos da mecânica das motos, como o consumo de combustível, a segurança da máquina e a boa performance do motor
Pneus murchos fazem com que a motocicleta gaste mais combustível, além de se desgastarem rapidamente nas suas bordas. Por outro lado, pneus muito cheios têm menos aderência ao solo, tornam a pilotagem desconfortável por não amortecer bem os impactos e se desgastam mais rapidamente no centro da banda de rodagem.
Ao calibrá-los, fique atento, pois para rodar na cidade,a pressão é diferente daquela recomendada para dirigir em estradas. 
O ideal é manter a calibragem recomendada pelo fabricante no manual do proprietário. E procure calibrar os pneus toda semana ou a cada 1000 km, o que ocorrer primeiro. 

3. Verifique os parafusos
É aconselhável que os proprietários tenham o hábito de verificar regularmente os parafusos da carenagem, das rodas e do suporte. A alta vibração, provocada pelo motor e por alguns tipos de calçamento das ruas, pode afrouxar os parafusos ao longo do tempo. Por isso, é essencial conferir e ajustá-los sempre que necessário.

4. Cheque os freios
Para aqueles que usam a moto todos os dias, ou os que planejam pegar a estrada com ela, não esqueçam de conferir os freios durante a revisão e fazer a troca dos discos e tambores sempre que necessário.
Saiba que o desgaste dos freios a disco é visível a olho nu. Já o freio a tambor precisa ser retirado e analisado com cautela..

5. Lave a moto e os componentes
Entre as dicas de mecânica de motos, os cuidados com a limpeza também devem ser levados em consideração, já que, além de manterem a moto mais bonita e conservada, também podem contribuir com o seu desempenho.
Ressaltando que quando se volta de uma viagem, é fundamental que esse cuidado seja redobrado. Afinal, poeira, lama, terra e maresia são alguns dos fatores que podem influenciar na conservação da moto.
Outra dica bastante importante é trocar o filtro de ar sempre que rodar por lugares e terrenos com essas características.

6. Respeite a capacidade da moto
A moto sempre proporciona aquele espírito de aventura e adrenalina, porém, é sempre bom respeitar a capacidade e os limites. Não é apenas uma questão de segurança, mas também para garantir o melhor desempenho do motor e evitar um trabalho forçado de suas peças e de seus componentes.
Evite andar com a rotação máxima. Afinal, isso pode forçar o motor, aumentar o consumo de combustível e lubrificante, colocar em risco a sua estabilidade e, por fim, reduzir a vida útil da moto.
 

Compartilhe esse conteúdo: